Saturday, May 21, 2005

Comentários irritantes sobre música clássica

Comentários irritantes sobre música clássica!

Podem ser irritantes na hora, mas depois são engraçados. Vou por aqui uma das mensagens daquele tópico do fórum, do site Allegro:

51 Astor
07/10/2004 - 18h16
Já relatei aqui no passado, uma experiência que tive na Saraiva que me fa pensar 2 vezes antes de comprar CD lá. Entrei na área reservada para música clássica, portanto especializada, e perguntei a uma garota qual gravação da Variações Goldberg de B ach havia na loja. Ela me respondeu: Faz tempo que não tem Cd deste cantor por aqui.
È de lascar ou não é? Fiquei em dúvida se ela considerou cantor Bach ou Goldberg.
Outra coisa que incomoda é esta história de abaixar o som. Vira emexe quando estou ouvindo música no carro com outra pessoa ao lado, a hora que a música entra num crescendo, explode a orquestra e você arrepia, a pessoa do lado abixa e diz: nossa como esse som tá alto.
Outra tragédia: Fui certa vez comprar a partitura de Pour Elise, numa loja especializada em partitura aqui em Campinas, e a pessoa que me atendeu perguntou se era música para violão e qual compositor. Pensei mas não falei: é do Roberto e Erasmo.


Tá, vou por mais uma:

38 Daolio
07/10/2004 - 16h48
É isso Pessoal.


Tem gente que se incomoda com múscia clássica, não entende, pode até se achar excluído.

Eu, que falo e escrevo pacas (mal, mas muito!), geralmente tenho a paciência de ficar minutos e minutos explicando meu gosto por música clássica. O curioso é que o fato de tocar violino causa em geral certa facilidade de abordagem. Existe um certo magnetismo ou mito na "Caixinha de Miado".

No entanto meu lado irônico tende sempre a falar mais alto.

Certa vez eu estudava o terceiro movimento do Concerto de Beethoven para violino numa sala na casa do Lago (Unicamp) quando um senhor que passava alí por perto parou , entrou e perguntou:
- Porque o senhor não toca aquela musiquinha.....fiuuuu, fiuuu, fiuuuuuu....fiu, fiu, fiuuuuu!!
E assobiava algo que parecia o tema da primavera das quatro estações de Vivaldi.
Então entendendo o pedido toquei o tema.
Ele insistiu:
- Não , não, aquela...e repetiu o assobio...

Tentei de novo, expliquei, e ele continuava a insistir assobiando Vivaldi e negando quando eu tocava.

Até que ele perdeu a paciência e disse:
o Senhor precisa estudar mais e um dia vai conhecer e tocar a música de que estou falando. Até lá continua tocando éssa música clássica chata, e foi embora.

Eu perplexo até pensei em lascar o violino na nuca dele, mas como sou um pacifista preferi deixa-lo ir e comecei a tocar facinação....lá de fora pelo vidro observei-o indo embora, olhando para mim e fazendo um sinal de positivo.

Não sei porque quardei o violino e fui para casa.

Daólio


Agora juro que é a última:

62 Jackie Vilela
08/10/2004 - 07h47
Daolio,

voce toca o Concerto de Violino de Beethoven??? Que legal! e um dos meus favoritos!

Uma vez eu estava tocando na escola uma musica que era so pizzicato (?) e uma freira (eu estudava em um colegio de freiras - Sacramento-)passou por mim e disse: "nossa, que cavaquinho grande!"


Comigo nunca aconteceu nada muito esdrúxulo. Minha mãe sempre reclama do diacho do volume, mesmo se eu estiver escutando a Missa Papae Marcelli no menor volume capaz de ser captado pela audição humana. Às vezes, alguém diz que adoro ópera porque me pegou ouvindo alguma sinfonia ou um solinho para violino... Lembrei também de um comentário de uma das minhas tias, apoiado pela minha mãe, quando certa vez eu ouvia um trecho da Paixão Segundo São Mateus. Ela me disse que não sabia o que estava havendo comigo, já que ouvia música para defunto. Em seguida coloquei para tocar outro trecho, So ist mein Jesus nun gefangen, que serviu apenas para elas dizerem que eu era uma pessoa muito esquisita. E minha mãe vez ou outra ainda diz, quando ouço alguma música desse tipo: "desse jeito você não vai arrumar namorada". Posso com uma coisa dessas?

No comments: