Thursday, June 30, 2005

Notas

Deus meu, o que as pessoas não fazem escondidas pelo anonimato? Isso pensei após ter visto, numa sala de bate-papo, alguém com o nick "kérokú" - que insistia em dizer que por trás daquele nome havia um sujeito sério. Pessoas assim são parecidas com aqueles gordões, mas muito gordões mesmo, que não conseguem ver o próprio pinto: da mesma forma, não é possível enxergar a seriedade escondida por trás de um nick como aquele.

E já pensaram se as pessoas pudessem ficar invisíveis, como a Mulher-Invisível do Quarteto Fantástico? Imaginem quanta coisa não haveria! Donde concluo que Deus é sapientíssimo por não fazer deste mundo uma espécie de revista do Super-Homem. Não há dúvidas de que este é o melhor dos mundos possíveis.

***

Cinco minutos assistindo à novela "América" e tive a sensação de ter aberto uma caixa de Pandora. De modo sintético, surgiam propagandas politicamente corretas, militância gay, distorções sobre os EUA e deboche aos evangélicos. Pouco mais de um minuto para cada questão. Cinco minutos bastaram para, nessa sobrecarga de informações (?), eu me sentir zonzo como não me sentia faz algum tempo.

Mas sempre haverá a desculpa de que "não foi bem assim", "não foi isso que quisemos demonstrar", já que, para alguns, só há comprovação do delito se o réu soletrar seu crime ou matar mais alguns milhares de inocentes.

***

Quem nunca assistiu ao filme "Ninotchka", então assista: é muito bom e divertido. Há frases graciosas, como "meia-noite é o horário em que metade de Paris faz amor com a outra metade". É uma comédia romântica muito espirituosa.

***

Quem nunca ouviu os motetos de Bach não sabe o dano que está cometendo a si mesmo. Eles são de uma sensibilidade mística notável, exaltação de um sentimento religioso sensível, profundo. Todos eles, em especial o moteto "Jesu meine Freude" ("Jesus minha alegria"), são impressionantes tanto pela beleza artística quanto pela intensidade da fé. A polifonia vocal a capela, em estilo "gótico" - por assim dizer -, causa uma impressão tremenda.

Não deixem de ouvi-los, meus amigos. São músicas extremamente comoventes.

No comments: