Saturday, November 06, 2004

Hoje é dia de polemizar; então falemos sobre os anencéfalos e terminemos este assunto de uma vez por todas

Hoje resolvi buscar uma polêmica qualquer para discutir. No caso, escolhi sobre a dos anencéfalos.

Bom, basicamente é o seguinte: se ele tem esse problema, não significa que está morto: apenas está privado de parte do encéfalo, assim como os manetas, caolhos e eunucos estão privados, respectivamente, de mãos (ou braços), da vista e do bilau.

Alguns acham que precisamos discutir o que é o ser humano, a vida, a alma e outros blá blá blás para se saber se o bebê (ou feto) com este problema é ou não gente. É uma idéia bonita até, e eu mesmo já perdi meu tempo achando que a discussão devia seguir por esse pedante caminho. Mas o negócio é o seguinte: é um bebê com doença terminal, ponto. Apoiar aborto é apoiar assassinato, ponto. E se nasceu com uma doença terminal, isso não nos autoriza a matá-lo. Se é para matar todo mundo que seja doente terminal, vamos erradicar de uma vez por todas as pessoas com câncer, AIDS ou aqueles estropiados por causa de um acidente qualquer e que ainda gozam de um pouquinho de vida. Câncer um dia terá cura? AIDS também? Tudo isso implicaria que não devemos matar quem tiver essas doenças? E por que diabos anencefalia também não teria cura algum dia? Na verdade, a pior doença terminal é a vida, então nos matemos todos de uma vez.

Alguém pode querer um argumento que valha mais que a intuição para resolver este problema. Isso por si só deve ser prova de decadência da nossa espécie – aliás, a discussão também o é. Em todo caso, me imagino travando a seguinte discussão:

-- Na tua opinião, o sol é quente?

-- É.

-- A cabeça é menor que o tronco?

-- Claro.

-- Monica Bellucci é a idéia perfeita de mulher encarnada?

-- Lógico.

-- Então se você consegue perceber que o sol é quente, a cabeça menor que o tronco e a Monica Bellucci a idéia perfeita de mulher encarnada, como é que você diz para mim que anencéfalo não é gente, ou não tá vivo? Me explica como você faz isso porque de repente até dá dinheiro num circo de horror.


Mas sempre tem um mais enjoado que acha que isso é fugir da discussão, ou que até agora não provei nada. Então para provar que anencéfalo é gente, primeiro temos de começar das coisas mais fundamentais: por que o sol é quente, a cabeça menor que o tronco e a Monica Bellucci a idéia perfeita de mulher encarnada.

Por último, podiam dizer que na justiça meus argumentos não são válidos. Nem se eu mostrasse um anencéfalo chorando talvez valesse. Mas talvez se eu falasse bem enrolado, juntando a Bíblia, a medicina, a história da humanidade, a filosofia e o “atual contexto mundial” num samba do intelectual doido, em tom eloqüente e trágico, muitos me levariam mais a sério. Tudo bem. Fico apenas com meus poderosos argumentos, todavia.

Só espero que ninguém vá encher minha santa paciência pra duvidar também que a Bellucci é linda de morrer.

No comments: